Cidades

Carnaval: entrada de veículos fretados proibida no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval: entrada de veículos fretados proibida no Rio
O descumprimento das regras pode ser considerado crime contra a saúde pública. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio proibiu a entrada de ônibus e demais veículos fretados na cidade - exceto os que prestam serviços regulares para funcionários de empresas e hotéis - no período entre os dias 12 e 22 de fevereiro. Além disso, fica suspensa a autorização para comércio ambulante temporário e a realização de blocos de rua e desfiles de escolas de samba.

As normas foram publicadas no Diário Oficial do município desta sexta-feira (5) e fazem parte das medidas de proteção à vida, relativas à Covid-19. De acordo com o Decreto 48.500, o descumprimento das regras pode ser considerado crime contra a saúde pública.

Os agentes públicos estão autorizados a apreender mercadorias, instrumentos musicais e rebocar carros de som que estejam descumprindo as normas.

Na última quinta-feira (4), o prefeito Eduardo Paes divulgou um edital de fomento para acolher os integrantes do Carnaval de rua da cidade. O objetivo é apoiar quem sofreu durante a pandemia e fomentar a cultura do Carnaval carioca.

Suspensão do ponto facultativo

O ponto facultativo, que aconteceria na segunda-feira de Carnaval, foi cancelado. A data estava marcada para o dia 15 de fevereiro e também foi suspensa em decorrência das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

< DH 'caça' acusado de matar policial, no Complexo do Salgueiro Baleado no Paraíso, em São Gonçalo <